sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Ruth Guimarães é patrona da primeira Academia Estudantil de Letras


Literatura. A escritora Ruth Guimarães, primeira negra a receber reconhecimento nacional


Da Redação@jornalovale


A escritora Ruth Guimarães (1920-2014), de Cachoeira Paulista, foi eleita patrona da principal cadeira da primeira Academia Estudantil de Letras, projeto concebido pelas escolas participantes do programa Escola da Família.

Onze estudantes da EE Dr.Alberto Cardoso de Melo Neto, na capital paulista, tomaram posse como membros no início deste mês.

A ideia é fundar academias de letras adaptadas para o público infantil e juvenil, com a finalidade de promover a valorização da língua portuguesa e incentivar os hábitos de leitura entre os jovens.

O corpo acadêmico é composto por alunos do sexto ano do ensino fundamental, que dedicaram seus estudos ao personagem Pedro Malasartes. Ao final de um ano, os suplentes passarão ao posto de titulares e novos suplentes serão nomeados.

HOMENAGEM.

Ruth foi a primeira autora negra a receber reconhecimento nacional. Seu primeiro romance, "Água Funda", traz o universo caipira do Vale do Paraíba. Anos mais tarde, lançou "Filhos do Medo", que lhe rendeu um verbete na Encyclopédie Française de la Pléiade e o posto de única escritora latino-americana a receber tal distinção.

Autora de mais de 40 livros, ela ocupava a cadeira 22 da ABL (Academia Paulista de Letras) e faleceu, aos 93 anos, em sua cidade natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário