sábado, 7 de dezembro de 2013

A descoberta de uma romancista

O livro Água Funda foi tese de dissertação de mestrado de Ana Paula Marques Cianni de Oliveira, com o tema UM MERGULHO EM ÁGUA FUNDA E SUAS DISTINTAS VERTENTES, para obtenção do título de mestre em Processos e Manifestações Culturais.
Defendida e aprovada com louvor pela Universidade Feevale da cidade de Novo Hamburgo – RS, no ano de 2011.
Resumo do texto:
Este trabalho discute o conceito de cultura e de identidade, apresentando a literatura como manifestação cultural e identitária, perpassada por vozes sociais. Para tanto, analisa o romance Água funda, de Ruth Guimarães, quanto às identidades culturais por ele representadas, ao regionalismo, ao plurilinguismo e às relações dialógicas, verificando a elaboração estética dessas questões. Nesse sentido, é realizada pesquisa bibliográfica e posterior análise do romance, com o arcabouço teórico sobre cultura, literatura, regionalismo e dialogismo bakhtiniano, a partir de Roque de Barros Laraia, John B. Thompson, Antonio Candido, Durval Muniz de Albuquerque Júnior e Mikhail Bakhtin, principalmente. A obra dialoga com o universo artísticocultural brasileiro - popular ou erudito - e inscreve-se no contexto literário como signo da identidade local e nacional, por meio, especialmente, do tratamento conferido à linguagem e da apresentação de elementos folclóricos e literários. Desse modo,
Água funda emerge no universo literário como expressão dialógica e plurivocal da cultura local e, simultaneamente, universal.
Palavras-chave: Água funda. Literatura. Regionalismo. Cultura. Dialogismo.

Texto completo disponível em:



Nenhum comentário:

Postar um comentário