A respeito do recém-lançado filme nos cinemas, Malasartes e o duelo com a morte, Joaquim Maria nos conta:
A história "Pedro e a Morte" está contada na página 44 do livro "Calidoscópio - a saga de Pedro Malazarte", de Ruth Guimarães Botelho. O livro foi publicado em 2006. Segue uma variante simplificada, registrada com a linguagem com que foi recolhida, só como degustação:
"Pedro e a Morte
Pedro encontrou uma roça de melancias, mas estava um homem brabo vigiando. Então ele, Pedro, encheu um saco de pedras, torceu a boca do saco e começou a gritar.
- Socorro aqui gente! Quem me ajuda? Quem me ajuda a segurar a morte?
O dono das melancias foi ver o que estava acontecendo e o Malasarte explicou:
- A morte ia indo para aquela casa. - Apontava para o lado da casa do fazendeiro, com a mão e o queixo. - Ia pra lá e eu prendi ela neste saco.
- Aquela casa é a minha. O que que eu faço?
- Leva a morte e mata ela afogada.
O homem pulou em cima do saco de pedra, e garrou ele e foi correndo com aquele peso pinchar a morte no rio. Enquanto isso, Pedro encheu outro saco de melancia e foi dando o fora."
Gente, que pena. Somente agora conheci Ruth e seu livro está esgotado. No entanto, tenho certeza de que em breve vou encontrar uma alma boa que vai me emprestar.
ResponderExcluirfER Perez, Acho que podemos te ajudar, temos alguns exemplares da Dona Ruth em nossa Lojinha, acesse: https://www.facebook.com/livrariavale/
Excluir