segunda-feira, 26 de maio de 2014

Fundação Cultural Cassiano Ricardo lamenta a morte de Ruth Guimarães



Foto: Eduardo Knapp | Folhapress

A Fundação Cassiano Ricardo recebe com profunda tristeza a notícia do falecimento da escritora Ruth Guimarães nessa quarta-feira (21). A poetisa teve complicações pela diabetes e sofreu uma parada cardíaca em sua cidade natal, Cachoeira Paulista.

Escritora do Vale do Paraíba, com projeção nacional nascida em 1920, Ruth Guimarães tinha 93 anos e mais de quinze livros publicados.

Ruth escreveu o romance “Água Funda” em 1946, com o qual teve repercussão nacional, além de traduzir diversas obras, como contos de Balzac e Dostoievski. Ela foi uma grande representante da literatura do Vale do Paraíba, valorizando a cultura caipira, seus mitos e personagens, além de expor seus problemas e perspectivas.

Também cumpriu importante papel na área jornalística, escrevendo crônicas para os jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo e atuou na imprensa local, escrevendo para colunas no jornal “Valeparaibano” e posteriormente, no “O VALE”.

A escritora estudou Letras Clássicas e Filosofia da USP e passou a integrar a Academia Paulista de Letras em 2008.

Ruth Guimarães será enterrada nesta quinta-feira (22), em Cruzeiro.

Ao manifestar pesar pela morte da escritora e poetisa Ruth Guimarães, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo presta sua solidariedade aos seus familiares e amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário