domingo, 28 de abril de 2013

Cachoeira Paulista

Ruth Guimarães 

Botelho Netto
Foto de Botelho Netto
Nascida entre duas serranias, a Mantiqueira e a Serra do Mar, ladeia o Paraíba, rio calmo, em cujas margens se debruça. Ele atravessa a área urbana de um a outro extremo, como um punhal de prata. A correnteza está perto de tal maneira, tão junto, tão dentro da cidade e de nós, que, em qualquer parte onde a gente cochicha, o rio escuta. 

O burgo nasceu como Porto da Cachoeira, numa altura do rio onde as águas principiavam a se encachoeirar. Era passagem para as Minas Gerais, onde a cobiça do ouro recém-descoberto alucinava as imaginações. 

Assim fala Saint Hilaire: é difícil ver-se algo mais bonito do que o Porto de Cachoeira, vila construída à beira do Paraíba, sobre o declive de uma colina, no alto da qual fica a igreja. A vila compõe-se apenas de uma dezena de casas e não passa de um distrito de Lorena. O rio corre com lentidão e majestade. À esquerda da colina onde fica a vila, existe outra colina, coberta de mata virgem e cabanas esparsas cobertas de cerradas touceiras de bananeiras e de laranjeiras. O conjunto do rio, das matas, das serras compõem uma paisagem que tem ao mesmo tempo algo de risonho e de majestoso. 

Botelho Netto
Foto de Botelho Netto
Isto dizia Saint Hilaire em 1822, quando de sua viagem para São Paulo, através do Vale do Paraíba. E porque era passagem, e porque desse pequeno burgo para o Rio de Janeiro, o Paraíba começava a se encachoeirar, a cidadezinha nascente houve como referente o porto sobre o rio, chamado porta da Cachoeira. A igrejinha no alto era de Santo Antônio da Bocaina. Muitos anos mais tarde, quando a estrada de ferro estendeu o monstruoso tentáculo, com seus cavalos de ferro soprando na planície e golfando fumaça, a aldeiola prosperou como ponta de linha. Da sua localização ao longo do rio que corre, do seu signo de passagem entre as duas margens do rio, entre dois estados; e entre duas metrópoles; do acaso que a fez jazer à beira da Estrada de Ferro, que por sua vez era caminho, surgiu a maior inclinação do lugarejo tornado cidade. 

Freguesia em 9 de março de 1882 a comunidade já tinha de longa data a frequentação de estranhos, o contato com os viajeiros, o costume de recolher, agasalhar, aconchegar. A cidade traz da sua própria origem o segredo da sua vocação. E dela atrai e acolhe.

Botelho Netto
Foto de Botelho Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário