Rio de Janeiro, Livraria José Olympio Editora/Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo do Estado de São Paulo/Instituto Nacional do Livro, 1974.
Literatura Brasileira: Literatura Regional Contos: séc XX.
Cultura Rural: Regionalismo: Costumes. São Paulo.
Contos Caipiras: Folclore. Expressões do sertão paulista.
Crítica e interpretação: Bernardo Élis. Ruth Guimarães.
Observações:Inclui vocabulário, bibliografia, notas biográficas e estudos de Bernardo Élis e Ruth Guimarães. Abas com opiniões da crítica sobre a obra do autor.
Resenha:"Dentre os principais contistas que, além de Valdomiro Silveira (Os Caboclos, Nas Serras e nas Furnas, Mixuangos e Leréias), se arrolam nesse chamado regionalismo (...) tornaram-se mais conhecidos nacionalmente Valdomiro Silveira, Afonso Arinos e Monteiro Lobato, sendo que dos três foi Valdomiro o menos divulgado. Isso explica-se por vários motivos, desde o fato da tardia edição de seus livros, até o cunho eminentemente dialetal da linguagem que utilizou.
Mas do exame de sua obra, concluímos que Valdomiro Silveira é um escritor excepcional, que tudo sacrificou à fidelidade a uma cultura tipicamente nacional; não traiu, de concessão em concessão, o ideal de arte que vislumbrava e que conseguiu realizar vitoriosamente"
Fonte: Ensaio de Bernardo Élis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário